2018-19

NA BIBLIOTECA – semanalmente à quarta-feira, durante três tempos letivos. Esta atividades foi dinamizada pela professora bibliotecária e pela docente de Educação Especial responsável pela articulação Biblioteca/CAA.
  •  "Leituras divertidas" - atividade desenvolvida semanalmente na Biblioteca, em articulação com o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), com a participação de cinco alunos a usufruir de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão abrangendo o 3.º Ciclo e o Ensino Secundário.      

    No âmbito desta atividade foram trabalhadas as obras “Lendas Portuguesas”, de Fernanda Frazão e a coleção Quatro Leituras, nomeadamente a história “O que é que se passa aqui?” de Manuela Micaelo, ilustrada por Raquel Pinheiro. Relativamente à primeira obra, procedeu-se ao treino de leitura partilhada, entre as professoras e os alunos, e execução de trabalhos em Slideshare, Quizz e Storyjumper, com especial incidência nas lendas da região centro, mais especificamente da cidade de Coimbra (A lenda de Coimbra e a lenda de Martim de Freitas). Deste modo foi possível trabalhar conteúdos específicos do programa Educativo Individual: figuras, factos e datas importantes para a História de Coimbra.

    Quanto à história “O que é que se passa aqui?”, de Manuela Micaelo, foi dinamizada uma série de atividades, quer no espaço da Biblioteca quer no CAA. Inicialmente, foi possível aos alunos participarem na exploração do livro e do DVD, através da dinamização da leitura (treino de leitura e leitura dramatizada). Numa fase posterior, procedeu-se à construção de um “livro de símbolos” com representação das diferentes cenas e personagens através de símbolos criados com diversos materiais. As páginas do livro foram expostas durante a semana da leitura e fotografadas. Mais tarde, estas fotografias digitais foram enriquecidas com a associação de um registo áudio da leitura da história realizada pelos alunos, do qual resultou um vídeo. Com esta atividade procurou-se desenvolver a criatividade, as competências plásticas, estéticas e digitais dos alunos que participaram, assim como promover interações com pares e com os adultos, como meio de desenvolver a sua socialização e a sua autonomia.
                                                                          
  • Treino de leitura e escrita funcional – atividade específica com recurso ao sistema de “Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC), direcionada a dois alunos do 3.º Ciclo e o Ensino Secundário, que beneficiam de medidas adicionais de suporte à aprendizagem, e cuja temática, “Lendas de Coimbra”, permitiu trabalhar aspetos identitários da Cidade de Coimbra.                                                                                              
  • Treino de leitura, em ebooks, tendo como suporte um tablet, com a participação de quatro alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário.                                                                                                                                                        
  • Formação em Literacia da Informação - Direitos Humanos/Operacionalização, na Biblioteca, de uma das etapas da atividade “Sensibilização para a Inclusão: Peddy-paper e Geocaching, puzzle mágico”, com a participação do 9.º B. Esta atividade foi desenvolvida no contexto da Oficina de Formação Educação para o Desenvolvimento como dimensão da Educação para a Cidadania, e que integrou o Plano Anual de Atividades, com a orientação da professora de Educação Especial e dinamização do Centro de Apoio à Aprendizagem e restante comunidade educativa.                                                                                                                
  • Atividade lúdica relativa ao 25 de Abril/Dia da Liberdade – resolução de um crucigrama, em contexto de Biblioteca direcionado a oito alunos que frequentam o CAA (3.º Ciclo e o Ensino Secundário), associada ao treino de raciocínio, atenção-concentração e competências de leitura e escrita.                                                               
  • Celebração do Dia da Internet mais Segura - atividade com a qual se desenvolveram competências digitais e da literacia da informação. Foi realizada por 5 alunos que frequentam o CAA (3.º Ciclo e o Ensino Secundário).
 
 
NO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM – As atividades de cooperação orientadas pelas professoras adstritas ao Centro de apoio à Aprendizagem em articulação com a Biblioteca, mas que contaram com a participação da restante equipa de docentes e com todos os alunos (alternadamente) do CAA.
 
  • Atividade “A Biblioteca vai à sala”- semanalmente à quarta-feira, durante um tempo letivo. Esta atividade de dinamização da leitura foi desenvolvida no CAA, sendo a transposição para um contexto de sala de aula da atividade “Leituras divertidas”. Contou com a participação de vinte alunos e das docentes do CAA, tendo-se procedido ao treino de leitura e leitura dramatizada, assim como ao desenvolvimento de atividades lúdicas, de expressão plástica, relacionadas com as obras exploradas (Coleção Quatro Leituras,de Manuela Micaelo, “Robinson Crusoe”, de Daniel Defoe, “O Meio Galo”, de Luísa Ducla Soares), nomeadamente a construção de um livro de símbolos.                                                                                                                                          
  •  Construção para afixação, na Biblioteca de uma faixa comemorativa do “25 de Abril” com o objetivo da comunidade educativa registar a sua opinião relativa ao tema “Para mim, a liberdade é…”, participação de dez alunos (3.º Ciclo e o Ensino Secundário), com a colaboração a equipa de docentes do CAA. Para além do treino de competências cívicas, a atividade permitiu consolidar conhecimentos da História de Portugal e participação dos alunos em atividades da escola constantes do Plano Anual de Atividades, enquanto dinamizadores.                                                                                                                                                                                
  • Construção para afixação, na Biblioteca de uma faixa comemorativa do “Dia do Trabalhador” com versos relativos a diferentes profissões (treino de leitura e escrita), participação de doze alunos (3.º Ciclo e o Ensino Secundário) com a colaboração a equipa de docentes do CAA.                                                                                          
  •  Contributo para a decoração da Biblioteca na efeméride do Halloween. Participação de 35 alunos no desenvolvimento de atividades atividades de  expressão plástica, relacionadas com a efeméride em causa.
         
  • Participação na Semana da Leitura: Criação de poesia visual, acrósticos e da árvore da poesia (exposta na Biblioteca), atividade promotora do treino de leitura e escrita, na qual participaram 35 alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, a beneficiar de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão.
                   
  • “Poesia Pela Inclusão” -  atividade inserida na semana da Leitura que ligou Poesia às Artes, da qual resultou uma exposição com materiais elaborados por 9 alunos do CAA.                               

2017-18

  • “Leituras divertidas” - nesta atividade semanal, 3 alunos a usufruir de medidas educativas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 3/2008, trabalharam a obra “Depois da chuva” de Miguel Cerro, que contou com o treino de leitura, com a representação das personagens principais bidimensionalmente, através de desenhos, e tridimensionalmente utilizando plasticina. O cenário para a captação de imagens foi criado nos espaços verdes da escola. Foi realizado um vídeo com as fotografias que acompanham o áudio da leitura da história. 

  • Criação, por 6 alunas com Currículo Específico Individual (CEI) da história inédita “Um Sentido para a Vida”, cuja personagem principal é uma adolescente de 15 anos deficiente motora. Realização de um Slideshare da história. Foi inicida a construção de uma BD utilizando a ferramenta Toondoo. 

  • Elaboração de grelhas interativas e ambientes promotores da aprendizagem da leitura e escrita, para alunos a usufruir de medidas educativas ao abrigo do Decreto-Lei n.º 3/2008. Atividade realizada com 5 alunos e 2 professoras da Educação Especial, 1 vez por semana.  

  • Realização, por duas professoras de educação especial, de sessões de leitura funcional com 10 alunos com CEI que apresentam sérias dificuldades na leitura.

  • Realização de sessões de leitura funcional com 10 alunos que apresentam dificuldades na leitura. Esta atividade de treino da literacia funcional, através de pesquisas na internet,  envolveu 2 professoras de educação especial. 

  • “À descoberta de Portugal”, atividade desenvolvida com 4 alunos, uma vez por semana, acompanhados por uma professora de Geografia. Os alunos realizaram pesquisas na internet e em livros, das quais resultou 1 apresentação digital por aluno. 

 

  • Realização de sessões de Treino de Atenção/Concentração, com 11 alunos. Este Apoio Pedagógico Personalizado foi desenvolvido por 4 professores de educação especial, utilizando o software adaptado a esse treino. 

  • Construção de material pedagógico na disciplina de TIC do 8.º ano por alunos do ensino regular e do PCA.